Emergências ligue 0800 545 0000

Concessionária Tamoios instala sistema de energia solar

Usina de energia foi instalada no Serviço de Atendimento ao Usuário de Paraibuna

postado em 01 de março de 2021


A Concessionária Tamoios instalou e está utilizando um sistema de energia fotovoltaica na unidade de Serviço de Atendimento ao Usuário, localizado no Km 48, sentido São José dos Campos (SAU 2). A unidade geradora de energia é composta por 65 painéis solares com capacidade de geração de 22,440 KWp (Kilo-Watt-Pico). Os equipamentos foram instalados em dezembro de 2020.

O sistema capta luz solar e transforma em energia elétrica. Essa energia convertida é armazenada durante o dia em baterias e é utilizada no período noturno.

A preservação do meio ambiente e a economia foram os fatores que motivaram a aplicação do sistema na Concessionária. “A Tamoios busca constantemente soluções inovadoras e adequadas para preservar o meio ambiente, com resultados alinhados aos nossos valores.”, explica André Martins, Coordenador de TI na Tamoios.

A Equipe Tamoios responsável pela implantação do sistema fotovoltaico recebeu treinamento específico para o entendimento do processo e manutenção da captação até a geração de energia elétrica.

Desde a ativação do sistema de Energia Fotovoltaica foi possível gerar energia elétrica capaz de suprir duas unidades da empresa:  o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e uma das Bases de Serviço Operacional da Tamoios.

Com a geração e utilização de energia limpa para nossas unidades, evitamos comprar energia de outras fontes que podem estar sendo geradas com impacto negativo para o meio ambiente, como queima de combustível fóssil ou desmatamento.” detalhou o Coordenador de TI da Concessionária Tamoios.

A Tamoios continua estudando a possiblidade de implementação de outras usinas solares na empresa.